BACD? O que é isso?

Decifrando a sigla temos Business Analysis Competency Development. Traduzindo Desenvolvimento de Competências para a Análise de Negócios. Na prática é um framework (estrutura) que apoia a identificação das competências exigidas de um profissional que busca ser um verdadeiro analista de negócios.

Uma dúvida comum é: o que faz um analista de negócios? O pessoal de TI responde prontamente: é o “cara” que levanta os requisitos.

Sem dúvida, o requisito é um material essencial do analista de negócios. Identificá-los, modelá-los, confirmá-los, gerenciá-los são atividades fundamentais do analista de negócios, porém elas são apenas uma pequena parte das competências que o analista de negócios deve ter.

Se requisitos não são a única responsabilidade do analista de negócios, quais são as demais? Essa pergunta é respondida pelo Guia BABOK® v3. No BABOK®, a pergunta começa a ser respondida desde o primeiro capítulo, entretanto é no capítulo 2 que está a chave para que um profissional seja realmente um excelente analista de negócios: o BACCM (Business Analysis Core Concepts Model – Modelo dos Conceitos Essenciais da Análise de Negócios). O BACCM apresenta os seis conceitos essenciais que norteiam todas as ações dos analistas de negócios.

BACCM

O Guia BABOK® v3 detalha todas as atividades que um analista de negócios deve ser capaz de executar. Essas atividades estão distribuídas nas seis áreas de conhecimentos.

BACD

Todas essas atividades, para serem realizadas com proficiência, devem estar permeadas pelas seis competências fundamentais da análise de negócios:

     Pensamento Analítico e Resolução de Problema (Analytical Thinking and Problem Solving)

      Características Comportamentais (Behavioural Characteristics)

      Conhecimento do Negócio (Business Knowledge)

      Habilidades de Comunicação (Communication Skills)

      Habilidades de Interação (Interaction Skills)

      Ferramentas e Tecnologia (Tools and Technology)

Essas competências são detalhadamente descritas no capítulo 9 do Guia BABOK® v3.

Para realizar todo esse trabalho o analista de negócios deve dominar a maior quantidade das cinquenta técnicas descritas no capítulo 10 do Guia BABOK® v3.

Além disso tudo, o Guia BABOK®, detalha no capitulo 11, características particulares da análise de negócios realizadas em iniciativas sob cinco perspectivas distintas:

      Agile,

      Business Intelligence,

      Information Technology,

      Business Architecture,

      Business Process Management.

Muito bem, o Guia BABOK® v3 nos apresenta toda a teoria que embasa as funções do analista de negócios, porém a grande questão que incomoda tanto os analistas de negócios como as organizações que os contratam é: como se constata se realmente o analista de negócios é competente na realização de seu trabalho.

O framework BACD que será apresentado tem o ousado objetivo de responder a esta questão. Sem dúvida, raríssimos analistas de negócios conseguirão comprovar todas as competências apresentadas pelo Guia BABOK® v3 e também pelo BACD, contudo o objetivo desse framework é exatamente esse: apresentar os gaps de competência que o profissional tem, para que, uma vez identificadas suas carências, um plano de desenvolvimento de competências personalizado seja elaborado para seu aperfeiçoamento e, uma vez executado, ele se torne um analista de negócios mais completo, podendo assim agregar mais valor às suas empreitadas e à sua organização.

Venha participar do BA Day 2016 promovido pelo IIBA-SP e conhecerá o BACD e como utilizá-lo para seu aprimoramento em sua carreira de analista de negócios.

Espero encontra-lo lá.

Prof. Locoselli

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

As vagas são limitadas. Não é possível garantir a reserva das vagas.



05/12/2016 08:00 h - 13:00 h
Auditório da POLI USP - São Paulo 


  

 Os pagamentos poderão ser parcelados em até 12 vezes através do BCash.

Para mais Informações: ' ); // -->Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. " style="color: rgb(255, 116, 0); text-decoration: underline;">  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Apoio

    

      

POLI USP
 

Fale Conosco

Sua opinião e muito importante para nós. Envie seu feedback para o IIBA.BR

Saiba mais...

IIBA no mundo

Conheça um pouco mais sobre o IIBA.


Saiba mais...


Pesquisa Salarial 2021

Quem são e quanto ganham os analistas de negócios?

Participe...


6º GEBOL

Grupo de Estudos do Guia BABOK v3 Online

Participe...


Home | Eventos | Artigos | Sobre o IIBA | Capítulos Nacionais | Fale conosco
Copyright 2012 IIBA.br - www.iiba.org.br
design.zer0
desenvolvido.VINIT