Resumo da 3a Conferência de Análise de Negócios do IIBA - SP


A 3ª Conferência de Análise de Negócios do IIBA-SP aconteceu no dia 24 de maio de 2013. Neste evento pudemos compartilhar experiências e discutir diferentes modelos de aplicação da Análise de Negócios em diferentes metodologias, cenários e organizações.

Veja a seguir um pequeno resumo do evento e tenha acesso às apresentações de todos os palestrantes.

 

 

    Palestra de Abertura

     


    Fabricio Laguna, presidente do IIBA São Paulo e consultor pela Gigante Consultoria além de abresentar rapidamente o Instituto Internacional de Análise de Negócios e as atividades do Capítulo de São Paulo, discutiu sobre 3 perguntas que puderam embasar as demais palestras do evento:

    * O que é a Análise de Negócios?

    * Quem faz Análise de Negócios?

    * Como fazer a Análise de Negócios?

    Participantes de diferentes empresas foram convidados a se reunir para juntos discutir como a Análise de Negócios pode ser utilizada em iniciativas de Gestão de Projetos, Engenharia de Software, BPM, Arquitetura Corporativa e BI.

     

     


    Fabricio Laguna
    Presidente do IIBA
    Capítulo São Paulo





    Palestra: Business Model Canvas

     


    Jaime Frenklel da Elo Group abordou  como o Business Model Canvas pode apoiar o entendimento amplo do modelo de negócio de uma organização ou produto. Ele apresentou esta ferramenta que vem ganhando grande destaque pela sua capacidade de estimular a visão integrada do negócio e comunicar de forma simples e direta. Por fim, foi apresentado como o Business Model Canvas será de grande utilidade para o analista de negócio, tanto para estimular inovações no modelo de negócio quanto para desdobrar os requisitos a partir de um entendimento amplo da empresa.


    Jaime Frenklel
    Elo Group


    Acesse a apresentação de Jaime Frenklel 


    Palestra: Como utilizar o processo de Métricas para o desenvolvimento de soluções. 

     


    Sandriane Souza Peixoto, Analista de Sistemas, abordou o conceito de como técnicas de métricas podem ser utilizadas no desenvolvimento de sistemas a partir da especificação de requisitos. Apresentou  a técnica da Análise de Pontos de Função, uma das mais utilizadas no mercado, para medir o tamanho funcional de sistemas e projetos para, a partir daí, estimar custos e prazos de desenvolvimento.


    Sandriane Souza




    Palestra : Análise de Negócios Ágil

     


    Rafael Barbosa Camargo da Resource apresentou  os princípios centrais de uma metodologia ágil e ilustrou com um Case real de projeto utilizando este tipo de metodologia. Ele mostrou como essa metodologia é estruturada, como pode ser utilizada nos projetos e quais os principais resultados obtidos. Destaque especial foi dado sobre a importância da Análise de Negócios eficaz para o sucesso de uma abordagem ágil.


     

    Rafael Barbosa Camargo
    Resource



    Palestra: Reuso de Requisitos no Ciclo de Vida da Solução – Metodologia de Gerenciamento de Requisitos

     


    Natália Mourão Sansoni, Lina Yoshida e Josiane Costa Ribeiro da TecBan apresentaram os conceitos gerais da Metodologia desenvolvida e adotada por sua empresa para permitir o reuso efetivo de requisitos nos projetos de manutenção. Após 2 anos da aplicação desta metodologia o retorno do investimento já pode ser avaliado e as lições aprendidas puderam ser compartilhadas com os participantes do evento. Além disso, falaram sobre os  principais desafios para quem deseja reusar requisitos de forma efetiva.

     

    Natália Mourão Sansoni
    TecBan



    Lina Yoshida

    TecBan


     

    Josiane Costa Ribeiro
    TecBan


    Ao final do evento Fabricio Laguna fez o fechamento do evento conduzindo uma mesa de debates com os palestrantes Rafael Barbosa Camargo, Natália Mourão Sansoni, Lina Yoshida e Josiane Costa Ribeiro e a participação de questões do público.

    O debate sobre a atuação dos Analistas de Negócios em metodologias tradicionais e ágil esquentou o clima e a troca de experiências certamente trouxe reflexões e aprendizados para todos.


    Da esquerda para direita: Fabricio Laguna, Lina Yoshida, Natália Mourão Sansoni, RafaelBarbosa Camargo e Josiane Costa Ribeiro.

    Veja outras fotos da Conferência

     

    Obrigado a todos os que participaram e contamos com a presença de cada um de vocês na conferência do ano que vem.

     

    Grande abraço,

    Fabrício Laguna, CBAP, PMP
    Presidente do IIBA Capítulo SP


    Agradecimentos especiais aos nossos patrocinadores e apoiadores.


     

     

    Fale Conosco

    Sua opinião e muito importante para nós. Envie seu feedback para o IIBA.BR

    Saiba mais...

    IIBA no mundo

    Conheça um pouco mais sobre o IIBA.


    Saiba mais...


    Pesquisa Salarial 2021

    Quem são e quanto ganham os analistas de negócios?

    Participe...


    6º GEBOL

    Grupo de Estudos do Guia BABOK v3 Online

    Participe...


    Home | Eventos | Artigos | Sobre o IIBA | Capítulos Nacionais | Fale conosco
    Copyright 2012 IIBA.br - www.iiba.org.br
    design.zer0
    desenvolvido.VINIT