Certificação


O IIBA® criou uma certificação designada CBAP®– Certified Business Analysis Professional - para os profissionais que atuam na área de análise de negócios. A certificação é concedida pelo IIBA® no Canadá.

Para obter a certificação CBAP®, é necessário ser aprovado para prestar o exame. Detalhes sobre o processo de candidatura para o exame podem ser obtidos no site do IIBA® (http://www.iiba.org/Certification-Recognition/CBAP-Designation.aspx)



Critérios mínimos para certificação:

  • 7.500 horas (equivalente a 5 anos) de trabalho em atividades de análise de negócios nos últimos 10 anos
  • Demonstrar experiência e conhecimento em pelo menos 4 das 6 áreas de conhecimento definidas no BABOK® Segundo grau completo
  • 21 horas de cursos relacionados à análise de negócios nos últimos 4 anos
  • 2 cartas de referência de chefes, clientes (internos ou externos) ou CBAP®


A prova já pode ser realizada em São Paulo no modelo CBT (computer based testing em inglês). Aproveite e certifique-se!

O IIBA anunciou recentemente a criação da certificação CCBA (Certificate of Competency in Business Analysis). Os requisitos são similares aos do CBAP porém a diferença mais importante é que a exigência de comprovação de número de horas de experiência em Análise de Negócios é de 3750, metade do total exigido para o CBAP. Desta forma, analistas com cerca de dois anos e meio de experiência também poderão se certificar. O application e o agendamento das provas para o CCBA já estão disponíveis no site de IIBA no mesmo endereço acima.



Algumas dúvidas comuns sobre certificação:

  • Quais são as atividades que o IIBA considera como "Análise de Negócios" para efeito de contagem de tempo e experiência?

- Atividades mencionadas no BABOK® 2.0: elicitação, documentação e gerenciamento de requisitos (horas fazendo entrevistas, questionários, oficinas, observação, modelando o negócio, identificando stakeholders, comunicando a eles assuntos relativos aos requisitos, avaliando soluções, etc.)
- Coaching de Analistas de Negócios (sobre como planejar atividades de análise de negócios, ou revisando os documentos produzidos)
- Desenvolvimento de material de treinamento em análise de negócios (horas ministrando treinamento NÃO contam - muitas pessoas questionam essa regra, mas o IIBA é muito rígido com isso)
- Desenvolvimento de metodologias ou melhores práticas de AN para uma empresa



  • O que NÃO é considerado atividade relacionada a Análise de Negócios

- Gerenciamento de projetos
- Atividades de gerenciamento de analistas de negócios não relacionadas a análise de negócios em si (avaliações de desempenho, status reporting, etc.)
- Horas ministrando cursos de AN
- Horas testando software (definindo estratégias ou planos de teste, desenvolvendo scripts de teste ou relatando resultados)
- Horas de programação
- Tempo gasto vendendo ferramentas relacionadas a AN



  • O que pode ser considerado para as 21 horas de desenvolvimento profissional (cursos) nos últimos 4 anos?

- Todos os cursos ministrados por empresas endossadas pelo IIBA (Endorsed Education Providers) são considerados válidos na contagem das 21 horas de desenvolvimento profissional requeridas. Outros cursos também podem ser considerados, mas o reconhecimento das horas de treinamentos ministrados por EPPs é garantido. É importante ressaltar que para ser considerado válido nesse quesito o curso deve estar relacionado às áreas de conhecimento do BABOK ou às competências fundamentais.